sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A importância do uso de bons materiais.

Talvez pela singeleza dessa arte, as pessoas tendem a imaginar que qualquer lápis escolar e uma folha de papel ofício são suficientes para produzir um bom resultado. Ledo engano, partindo-se do princípio que estamos tratando de desenhos realísticos e que as pretensões do desenhista vão além da produção de alguns rabiscos.
Por experiência própria, posso afirmar que o uso de materiais de boa qualidade faz toda a diferença e é imprescindível para a obtenção de um bom resultado, contribuindo ainda para a durabilidade da obra (que será objeto de uma próxima dica). Diria mesmo que é fundamental para a obtenção de resultados expressivos, impossível de se obter com materiais ruins.
Infelizmente, a qualidade dos materiais nacionais é insuficiente para a realização de bons trabalhos, nos obrigando a recorrer aos importados, geralmente encontrados apenas nos grandes centros.
Os materiais básicos para o desenho são: papel, lápis, borracha e esfuminho. Eu uso e recomendo o seguinte:
1. Papel
1.1. Canson Mi-Teintes 160 gr/m2: Um papel muito bom (cuidado para não confundir com o Canson escolar) que possui 60% de algodão na sua composição, livre de alcalinidade, vendido em folhas A4 e folhas de 50x65cm. Apresenta um lado rugoso, com textura que lembra favos de de uma colméia e outro mais liso. Sugiro que se use o lado mais liso para desenhos realísticos.
1.2. Fabriano 121L 300 gr/m2: Um papel excelente com 50% de algodão na sua composição, livre de alcalinidade, excelente resistência à borracha e com uma textura fantástica para o desenho realístico de precisão. Geralmente vendido em folhas de 100x60cm.
2. Lápis (H, HB, B e 2B)
2.1. Bruynzeel (Holandês) e, na falfa deste o
2.2. Staedtler (Alemão)
Uso ainda lapiseiras 0.5 e 0.7, com minas B e 2B, para executar algumas texturas como cabelos por exemplo.
Os esfuminhos, para aqueles que ainda não os conhecem, parecem lápis, mas são feitos inteirinhos de papel prensado e são usados na fase de acabamento final para esfumar o desenho, ou seja, para suavizar as texturas e as passagens de tons. O uso do esfuminho é tão importante e possui tantos mitos que dedicarei uma dica só para o uso desse material tão simples e tã fantástico.

2 comentários:

  1. Tudo o que aprendo eu compartilho com os leitores do blog.
    sempre vai ter novidades para vocês aqui.
    um abraço a todos e mãos a obra.

    ResponderExcluir
  2. por favor onde posso conseguir essas folhas aki no brasil ou importando estou na buscar e nao acho,grato

    ResponderExcluir