quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Paisagens

Como desenhar uma paisagem

Como desenhar paisagens é uma das grandes dúvidas de quem esta aprendendo a desenhar. Uma cachoeira majestosa. Um vilarejo charmoso. Um tranqüilo curso de água nas montanhas. Com a ajuda das instruções simples desse artigo, você pode aprender a desenhar algumas das paisagens mais adoráveis e incríveis do mundo. Mesmo que você nunca as tenha visto pessoalmente, aprender a desenhar essas paisagens será como montar um álbum de fotos.
Aprenda a desenhar essa paisagem de praia tropical.

Tudo o que você precisa é de um lápis n° 2, um apontador, uma régua e uma borracha. Em seguida, você poderá praticar o desenho da cena de um deserto escaldante, de uma turbulenta cachoeira e de um caminho no meio de florestas cobertas de neve.

Cada desenho começa com algumas formas simples mostradas em vermelho. A segunda etapa mostra o primeiro desenho em preto. As novas formas e marcações que você irá acrescentar aparecerão em vermelho. Isso mostrará a você como o desenho da etapa 1 ficará na segunda etapa. As etapa seguintes também mostram os desenhos preliminares em preto e as novas formas e marcações em vermelho.

Desenhe levemente com o seu lápis. Isso torna mais fácil apagar os erros e outras marcações que mudam gradualmente nas etapas seguintes. Quando terminar, use uma caneta normal ou de ponta porosa para escurecer as marcações de lápis no desenho final. Depois, apague gentilmente qualquer marca de lápis restante.

Quando completar todos os desenhos, você terá 16 obras mostrando uma gama de paisagem espetaculares.

Se desejar, você pode colorir usando giz de cera, lápis de cor ou canetas hidrográficas. Você pode recortar seus desenhos e pregá-los sobre uma cartolina. Então, você estará pronto para exibir sua coleção de desenhos com todos os tipos de paisagens brilhantes. Divirta-se.

Como desenhar um celeiro e uma lagoa

Aprenda a desenhar essa paisagem de um celeiro e uma lagoa.
Aprenda a desenhar essa paisagem de celeiro e lagoa.
Nessa seção, mostraremos como desenhar a paisagem de celeiro e lagoa. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do seu pc ou pode imprimir a página para ver mais detalhes de cada etapa.

Aqui, mostraremos uma ilustração de cada etapa e depois descreveremos como desenhá-la. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquela etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza.
Para iniciar a paisagem do celeiro e da lagoa, esboce levemente uma linha do horizonte cruzando o meio da folha.
Etapa 1: esboce levemente uma linha do horizonte cruzando o meio da folha. Inicie o contorno do celeiro com um retângulo para o lado mais comprido e depois acrescente a parte da frente com um retângulo que se abre no topo. Todas as linhas verticais devem ser paralelas. Ligue duas das linhas verticais com duas linhas inclinadas, como mostrado na ilustração.
Use retângulos inclinados para fazer o telhado. Comece a beira do lago com uma linha quase reta para mostrar a margem. Desenhe outra linha irregular sobre a primeira para delimitar a área de areia.
Para desenhar a paisagem do celeiro e da lagoa, faça retângulos para as janelas e para a porta.
Etapa 2: altere a linha do horizonte de tal forma que ela se encontre com a frente do celeiro e suba pela parte traseira. Comece a definir o celeiro com retângulos para formar as janelas e uma grande porta. Faça a moldura das duas torres dos silos com retângulos altos e cubra-os com semi-círculos.
Inicie uma árvore à esquerda esboçando o topo cheio de folhas com uma linha irregular. Desenhe os postes da cerca com retângulos estreitos abertos. Alinhe os topos dos postes com uma régua. Combine um círculo pequeno com uma figura oval e um semi-círculo para fazer o contorno do pato na lagoa.
Para desenhar a cena do celeiro e da lagoa, use linhas horizontais e verticais em formato de V para fazer as tábuas da porta do celeiro.
Etapa 3: adicione um ponto para criar o olho do pato, uma figura em formato de V para o bico e uma penugem na cauda para tornar o pato mais real. Faça uma figura oval ao redor dele para criar uma onda circular. Adicione os mourões entre os postes desenhando linhas horizontais e diagonais com a ajuda de uma régua. Use uma combinação de linhas verticais e horizontais em formato de V para fazer as tábuas da porta do celeiro.

Mostre as seções do silo com linhas curvas. Esboce o tronco da árvore usando linhas onduladas. Use uma linha irregular para formar o topo da linha de árvores no fundo. Adicione a vegetação ao longo da margem da lagoa com uma série de linhas tracejadas.
Para desenhar a paisagem do celeiro e da lagoa, faça a textura à porta do celeiro com linhas verticais.
Etapa 4: acrescente nuvens no céu sobre o celeiro com figuras irregulares. Faça a textura da porta do celeiro com linhas verticais. Para o telhado do celeiro, use linhas inclindas, seguindo o formato do telhado. Coloque cruzes nas janelas para criar as vidraças. Finalize o topo do silo com quatro linhas curvas. Faça a textura do tronco da árvore com linhas quebradas. Mostre os reflexos da árvore e da cerca na água com linhas onduladas. Acrescente algumas penas ao pato com linhas pequenas em forma de ganchos.
Finalize sua paisagem do celeiro e da lagoa com um sombreamento leve para dar textura à cerca.
Etapa 5: escureça a linha das árvores no fundo. Dê ao celeiro uma aparência de madeira com muitas linhas paralelas e pouco espaçadas. Sombreie a parte de baixo do telhado do celeiro com linhas cruzadas. Finalize com um sombreamento leve para dar textura à cerca.

Sua paisagem está pronta! Mesmo que você não consiga acertar na primeira vez, continue praticando até estar satisfeito com o seu desenho. Um barco a remo aguarda pacientemente em um dique para um passeio no lago. Aprenda como desenhar essa paisagem na próxima seção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário